quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Torneio de Softball - ANBI

Torneio de Softball em comemoração ao cinquentenário da ANBI (Associação Nipo-Brasileira de Ipatinga).

O torneio será realizado nos dias 17 e 18 de Outubro de 2015 no campo sede da equipe, que fica nas dependências da USIPA, em Ipatinga.

O time Beagá tem presença super confirmada no evento. 

Agora é o momento de focar ainda mais nos treinos.

É isso aí galera, time to play ball!

Baseball pra entender e amar

O Baseball é um dos esportes mais populares nos Estados Unidos, chamado por lá de “national favorite pastime” (Passatempo nacional favorito) e o que mais atrai espectadores aos estádios.

É um esporte completo que exige força, reflexos, agilidade, concentração e velocidade. Como é um esporte coletivo, o espírito de equipe e a colaboração entre os jogadores em campo é essencial.

Infelizmente ainda é um esporte pouco divulgado e pouco praticado aqui no Brasil. Muitas pessoas, sem conhecer ou entender, acham que o baseball é um jogo sem graça e parado, onde o único objetivo é "acertar a bolinha". Garanto que quem pensa isso, nunca teve que mergulhar para fazer uma jogada divina ou vibrou com um walk-off.


1.Regras Básicas

- O jogo consiste em duas equipes de nove jogadores, que se alternam entre ataque e defesa, sendo que a equipe visitante sempre começa no ataque.
- Marca ponto apenas a equipe que está no ataque. A equipe que está na defesa tenta fazer  três eliminações para trocar as posições.
- O objetivo do baseball é ganhar o jogo marcando mais corridas que o adversário.
- Uma partida é dividida em innings que consistem em dois turnos: um time ataca no primeiro turno e defende no segundo, e vice-versa.
- Cada jogo possui 9 entradas/Innings, sem definição de tempo. Cada entrada/Inning possui duas partes.
- Durante cada inning o time que bate tenta marcar corridas, enquanto o time que defende tenta fazer eliminações.
- O time que rebate continua seu ataque até que sejam feitas 3 eliminações.
- Uma entrada completa consiste em ambos os times completando seus turnos batendo e defendendo.
- Ao final da partida, o time que marcou mais corridas vence. Em caso de empate, são disputadas entradas extras até que se tenha um vencedor.


2. O Campo

- O campo de baseball tem a forma de um diamante.
- Ele é dividido em duas partes: infield e outfield. Infield é a parte interior do campo e o Outfield é a parte exterior do campo
- Existem quatro bases: 1ª Base, 2ª Base, 3ª Base e Home Plate
- Distância entre elas de 27,4m
- A profundidade máxima do campo deve variar de 118,5m a 132,2m e nas laterais de 91,8m a 107,9m
  

3.Posições







Defesa

Pitcher/Arremessador (P): É considerado o jogador mais importante da equipe. Sua função é lançar de modo que o rebatedor não consiga acertá-la.


Catcher/Receptor (C): Tem a função de pegar as bolas arremessadas pelo pitcher. Como ele é o único jogador que tem visão completa do campo, pode ser considerado como uma espécie de líder que orienta os demais jogadores de seu time em relação a posição da defesa.


First Base/ Primeira Base (1B): Tem como objetivo defender a primeira base e dar cobertura das jogadas nela feitas. Participa da maioria das rebatidas do jogo, concentração é a principal característica deste jogador, elasticidade e altura também o ajudam.


Second Base/Segunda Base (2B): Agilidade é o ponto forte desse jogador, aliás, de todos os jogadores.

Third Base/Terceira Base (3B): Reflexo, boa impulsão, velocidade e ter braço forte  são características deste jogador. Além de ocupar e defender a terceira base, deve cobrir as jogadas que podem ser feitas nela.



Shortstop/Interbase (SS): Uma combinação de braço forte, agilidade e sintonia com o Second Base. Fica entre a segunda e terceira base.



Left Fielder/Campo Esquerdo (LF): Responsável pela defesa das bolas batidas.



Center Fielder/Campo Central (CF): Esse jogador cobre uma área maior que os outros, já que tem também que fazer cobertura da second base e do shortstop.



Right Fielder/Campo Direito (RF): Jogador que reaja rápido, deve fazer cobertura da first base e da second base assim que defender das bolas rebatidas no campo externo direito.



Equipamentos da Defesa:


Ataque

Hitter/Rebatedor : Responsável em rebater a bola lançada pelo pitcher. Possui três objetivos principais: tornar-se um corredor, impulsionar corredores, avançar corredores de base em base até o home plate.


Runner/Corredor : O objetivo do corredor é conquistar as bases com “roubadas” ou rebatidas. No momento em que um rebatedor acerta a bola, ele passa a ser chamado de runner.



Abaixo, foto mais detalhada de cada posição dos jogadores em campo:


4. Balls e Strikes

Strike

Para eliminar o rebatedor, o pitcher tem que conseguir 3 strikes. Isso ocorre quando:

- O rebatedor não tenta a rebatida, sendo que a bola foi arremessada na zona de strike (called strike)
- O rebatedor tenta a rebatida, mas não acerta a bola (swinging strike)
- O rebatedor manda a bola para território de falta (foul ball). Isso só vale com menos de 2 strikes.

Ball

- Oposto do strike, é o arremesso do pitcher que não passa pela zona de strike e o rebatedor não tenta a rebatida.Com 4 bolas o batedor ganha automaticamente a primeira base.

Zona de Strike

Uma área imaginária que se situa acima da base principal que vai do joelho ao peito do rebatedor
 


5. Eliminações

O objetivo da defesa é conseguir 3 eliminações para que ocorra a troca de turno. O time que estava na defesa, passa para o ataque.

Strike Out – Quando o pitcher consegue 3 strikes contra o mesmo rebatedor
Fly Out – Quando o jogador da defesa externa (outfield) pega a bola antes que ela toque no chão, o rebatedor é automaticamente eliminado. Quando é jogador de campo interno é chamado pop out.
Ground Out – Bola batida no chão dentro do campo interno onde a defesa elimina o batedor antes deste chegar na base.
Force Out – Quando o corredor é forçado a correr para próxima base, mas não consegue chegar antes que a defesa em posse da bola, pise na base em questão.
Tag Out – Quando um jogador da defesa encosta a bola no corredor que não está em contato com a base

6.Tipos de Rebatidas

- Single/Simples: Rebatedor alcança a 1ª Base
- Double/Dupla: Rebatedor alcança a 2ª Base com sua rebatida
- Triple/Tripla: Rebatedor consegue chegar na 3ª Base
- Home Run: Bola rebatida além dos limites do campo externo e dentro dos limites do campo.Quando o rebatedor consegue percorrer as 4 bases num só lance, numa única rebatida. Um momento emocionante na partida.
- Inside the Park Home Run: Bola batida dentro do campo de jogo e o jogador consegue percorrer todas as bases e marcar o ponto
- Grand Slam: A maior rebatida que pode acontecer. Acontece quando o rebatedor bate um Home Run em que todas as bases estão ocupadas. São 4 corridas anotadas em uma só rebatida

7. Erros Comuns

Durante a partida, alguns erros da defesa favorecem o ataque adversário.

- Lançamento Errado (Trowing):  Quando um jogador da defesa arremessa a bola de maneira errada, muito baixa, muito alta ou na direção errada, tornando impossível que  companheiro pegue a bola

- Defesa Perdida (Fielding): Acontece quando um jogador da defesa não consegue pegar a bola numa defesa considerada fácil

8. Termos comuns usados em jogo


- Strike: Arremesso bem sucedido feito pelo pitcher
- Ball: Arremesso ruim feito pelo pitcher
- Walk: Quando o pitcher erra 4x a zona de strike ou atinge o batedor
- Fair Ball:Bola rebatida está em jogo
- Foul Ball: Quando a rebatida não é válida
- Home Run: Bola rebatida além das dimensões do campo
- Out: Eliminado
- Safe: Está seguro, pisou na base em q tinha um corredor

Observações

- O corredor (Batedor), deve correr quantas bases conseguir e pode parar em qualquer uma delas.
- Para fazer um ponto, o corredor tem que passar por todas as bases.
- Se o taco, na hora da rebatida, for jogado para frente ou atingir um jogador do time adversário, o lance é considerado falta e conta como 1 strike.
- Na hora da corrida do jogador de ataque, alguém do time de defesa atrapalhar a corrida, é considerado falta e o corredor vai para base que estava correndo. Conta-se também 1 ball e a jogada continua.
- Quando se corre para 1ª Base, somente pra ela, o corredor pode pisar e passar direto pela base, não precisando parar bruscamente e depois voltar para ela, desde que não tenha sido eliminado.



Fontes:
MLB - Guia do Fã Edição Brasileira
Thomas Lanoë - Diretor Comissão Técnica e Treinador do Time Beagá
Blog do Beisebol
Farrapos Baseball
Ceramica Beisebol
Travinha
Educação Fisica na Mente Blogspot
Dona da Bola